Boas-vindas!
- Flavio Nascimento
- 16 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Meus caros amigos e minhas caras amigas
Inauguramos este trabalho que se pretende voltado, preferencialmente, para nossa gente (negros, indígenas e brancos pobres) no sentido de apresentar e debater questões relativas ao enfrentamento de temas gerais e específicos acerca do racismo e da discriminação racial.
Não temos nenhuma solução global e efetiva para tal leque de problemas e questões. Apenas queremos levar a todos que nos acompanharem as melhores considerações dos fatos e atuações de nós, negros, indígenas e brancos pobres. Reconsideraríamos nossas palavras, relevando o que fizemos e sugerindo novas reflexões, apurações e atuações - quiçá, mais efetivas. Podemos dizer, grosseiramente, que tudo que diz respeito ao branco, ao indígena e ao negro pobre nos interessa e será alvo de consideração, ainda que não resulte necessariamente em efetividade, mas sim em crescimento e efetivação da consciência. O interesse maior é, pois, crescermos e nos elevarmos, respeitosamente, lembrando da existência de níveis e condições distintas de ação e de reflexão.
Em nossa proposta, é importante falarmos da questão racial sob múltiplas lentes. É por isto que também trataremos dos desafios enfrentados pelos indígenas brasileiros, uns dos maiores protagonistas atuais da luta antirracista no Brasil.
Nesta perspectiva, assuntos e textos já abordados podem ser retomados, principalmente ao ensejarem alguma pedagogia com reflexos na atualidade. Um exemplo-proposta será nosso primeiro texto sobre o Massacre dos Porongos, que ocorreu no Rio Grande do Sul no século XIX.
Vamos debater em perspectiva histórica e avançar?
Santa Maria, 15 de outubro de 2023
Comments